Porque não usamos mais sapatos dentro casa

Quando Isabela e Laura começaram a ir para o chão e engatinhar, eu virei a maníaca da limpeza. A preocupação com a higiene da casa, que não era pouca, aumentou. O foco maior foi o chão e seus cantos. Comecei a perceber toda e qualquer sujeira que se acumulava por ali, de poeira a resto de comida ou pedaço de qualquer coisa caída.

Desde que conseguiram algumas habilidades manuais, as meninas pegam todo micropedaço de qualquer coisa do chão e querem experimentar… tudo vai para a boca!

FullSizeRender (2)

Passei a gastar bastante tempo supervisionando as descobertas das meninas pelo chão, para evitar que coloquem na boca algum objeto não identificado que possa causar algum mal ou que seja apenas bem nojento mesmo.

No meio desse processo todo, eu passei a perceber que o vilão da maior parte da sujeira da casa era nossos sapatos que vinham da rua! São eles quem trazem grande parte da poeira e das sujeiras do chão.

Pensei aqui comigo: “não pisando com os sapatos vindos da rua dentro de casa, a limpeza do chão ficaria mais fácil e as meninas teriam menos acesso a sujeiras e microorganismos nojentos”.

Nessa mesma época, rodou na internet um texto que falava exatamente sobre isso e reforçava minha preocupação: os sapatos realmente traziam sujeira pesada para dentro de casa. O que mais me assustou foi a informação de que bactérias causadoras de diversas doenças, inclusive tuberculose, sobrevivem por horas na sola do sapato. Ou seja, pisou, levou para casa!

Se você não tem o costume de rolar no chão, nem tem crianças em casa que façam isso, menos mal. Mas, amigo, se seus filhos ficam ali, rolando, se esfregando e lambendo o chão, é deveras nojento saber que essas coisas podem estar tão perto deles.

Desde então nos esforçamos para criar o hábito de não entrar em casa com os sapatos que usamos na rua. Deixamos um chinelo exclusivamente para ser usado em casa e, assim que abrimos a porta, já tiramos os sapatos e colocamos o bendito chinelo.

Esse é um hábito bastante comum na cultura oriental: asiáticos e japoneses, por exemplo, tem a tradição de não usar sapatos em casa. Pelo visto, não se trata de uma tradição milenar sem sentido. rs Ela tem base na ciência e em altos padrões de higiene!


Fotos: Arquivo pessoal, hypescience, sigavalemais, curapelanatureza


Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s