Aracaju tem muitos lugares e praias bacanas para conhecer.
As praias tem águas calmas e quentinhas e a faixa de areia é ótima para as crianças brincarem. Isabela e Laura gostaram demais!
As barracas nas praias de Aracaju nos surpreenderam: excelente estrutura e, o principal, muita atenção às necessidades das crianças. Em sua maioria, as barracas tinham trocadores, grande área com sombra e, acredite se quiser, brinquedoteca com direito a pula-pula e piscina de bolinhas.
Conhecemos as seguintes barracas:
Paraíso do Baixinho: barraca de praia mais rústica e tradicional. Tem cardápio com bom preço. Pode ficar bem cheia por ser das primeiras no bom trecho de praia e onde param muitas excursões. (Praia de Aruanã)
Com Amor: barraca enorme, com piscina, parquinho, boa área de sombra e grande estrutura. Os preços são um pouco mais caros e o serviço na praia deixou a desejar. Vale a pena conhecer em dias menos movimentados, quando não estiver tão cheia! (Praia do Mosqueiro)
Moqueca Alagoana: barraca excelente, simples, mas com ótimo serviço, comida boa, parquinho para as crianças e muitas duchas de água doce. Fomos mais de uma vez e sempre fomos bem atendidos. Se passar por lá, compre a pimenta da Clara! (Praia do Mosqueiro)
Parati: fica ao lado da “Moqueca Alagoana”. Tem uma boa área e ótima estrutura, mas o acesso aos banheiros não é tão fácil, o serviço foi lento e os preços, caros. Vale mais para adultos do que para crianças. A música ao vivo estava excelente! (Praia do Mosqueiro)
Duna Beach: barraca moderna, com estrutura bonita e área disputada na parte com sombra e, sobretudo, na praia. Não tem maiores atrativos para as crianças, já que tem perfil mais adulto. Charmosa e bonita, mas com serviço caro. (Praia do Mosqueiro)
Se estiver com tempo, há diversos passeios legais na região para intercalar com o dia de praia.
Nós só conseguimos conhecer a Orla Por do Sol e a Crôa do Goré.
A Orla Pôr do Sol fica na praia do Mosqueiro, à beira do rio Vaza-Barris. A vista é linda e há muitas opções de passeio de barco por ali.
De lá saem os barcos para a Crôa do Goré, um banco de areia visível no rio por cerca de cinco horas por dia. A parada é no meio do rio, onde fica um bar flutuante que funciona em um barco ancorado no local, próximo a guarda-sóis de palha. Há cadeiras, mesas e serviço de bar e restaurante. Não é um passeio de luxo ok. Está mais para roots. Mas foi dos melhores banhos da viagem.
A água é morna e, na maré baixa, as crianças brincam bem a vontade. Na hora da cheia, colocamos boias nas meninas para não correr risco e elas poderem aproveitar mais livres. Há caiaque e sup para aluguel.
Nós chegamos lá de lancha num trajeto que durou cerca de 10 minutos. Fechamos o preço para o grupo e o valor ficou mais em conta. O responsável foi tão prestativo que vale deixar aqui sua indicação! Pode combinar com ele o horário de retorno ou ligar no telefone que disponibiliza para que busque no horário mais conveniente.
Dica: observe a tábua de marés e converse nas agências locais para saber a melhor hora de ir para lá e aproveitar mais o passeio.
Na cidade de Aracaju, também há diversos passeios turísticos a fazer. Esses foram nossos escolhidos:
Trenzinho da Orla: trenzinho alegre e iluminado que faz percurso em volta de toda a Orla de Atalaia. Ótimo passeio para entreter as crianças e, de quebra, descansar um pouquinho. O valor é acessível e o passeio, bem agradável. É possível embarcar e desembarcar do trem em diversos pontos da Orla, então o passeio pode ainda ser um bom meio de transporte naquela região. Há quiosque com venda de ingressos em frente ao “Mundo Maravilhoso da Criança”. PS.: há duas empresas com trenzinhos na Orla e não vimos diferenças consideráveis entre uma e outra. Dá para pegar qualquer um e seguir viagem.
Mundo Maravilhoso da Criança: parque público com parquinhos e brinquedos para crianças. Há alguns brinquedos pagos, mas a maioria é gratuita.
Passeio de Pônei: em frente ao “Mundo Maravilhoso da Criança” há pôneis para passeio com os pequenos. Essa é sempre uma opção divertida e que faz sucesso com as crianças. As meninas adoram!
Projeto Tamar e Oceanário de Aracaju: o tradicional Projeto Tamar está em Aracaju junto com o Oceanário da cidade. Fica na Orla de Atalaia e, embora ocupe uma área pequena, tem boa estrutura e programação bacana de educação ambiental, interação com os bichinhos, alimentação de tartarugas e tubarões, desova de filhotes, dentre outros. O preço é justo; vale a pena ver a programação diária para ir no horário dos eventos de maior interesse. Se pegar o carimbo, é possível sair e retornar mais tarde para completar a visita no mesmo dia. A Lojinha na saída é lindinha e com muitas opções legais de lembrancinhas, cuja venda ainda ajuda na manutenção do projeto.
Feira do Turista: feira permanente com comidas, artesanatos e produtos locais. Aos finais de semana tem programação musical ao vivo. Ótimo local para comprar lembrancinhas e produtos regionais.
Lago com pedalinho: na Orla de Atalaia, próximo ao Projeto Tamar, fica um lago com pedalinhos que pode ser uma opção divertida de passeio pós praia.
Ciclovia: toda a orla renovada dispõe de uma ciclovia que pede uma caminhada ou corrida no fim do dia.
Mercado de Artesanato Thales Ferraz: comércio tradicional na região que fica no centro antigo de Aracaju, em construção de arquitetura bonita e bem preservada. O lugar costuma ser muito cheio e quente, portanto, vá com paciência e disposição. Lá se encontra de absolutamente tudo com preços bons. Vale pesquisar e pechinchar sempre! Local perfeito para comprar lembrancinhas, artesanatos e produtos locais.
Mercado Municipal Antônio Franco: tradicional mercadão com produtos alimentícios, castanhas, frutas, cereais, grãos, tudo a granel e com preços atrativos. Há também setores com outros tipos de produtos, como acessórios para casa e roupas. Vale a visita para experimentar coisas diferentes, comprar castanhas, pimentas e outras iguarias com bom preço. PS.: se a ideia for comprar camarões para levar para casa na bagagem, ali em frente, ao atravessar a rua, no mercado dos pescadores, os preços são melhores e o produto, igualmente bom e fresco!
Alguns passeios que deixaram vontade e não tivemos oportunidade de fazer foram a Canindé de São Francisco, Cânion do Xingó (passeio aos cânions do Rio São Francisco), Ilha dos Namorados, Mangue Seco, São Cristovão, Museu da Gente Sergipana e Centro Histórico da cidade!
Voltaremos em breve para inclui-los também no nosso roteiro.
Um comentário sobre “Aracaju com crianças: praias e passeios turísticos”