O que um calendário pode ensinar às crianças?

Que crianças pequenas não tem uma noção precisa de tempo, isso já sabemos. Que tem dificuldade de esperar, também.

Mas o que nós, adultos, fazemos, para melhorar a sua habilidade em lidar com o tempo de uma maneira mais saudável e palpável? Não preciso nem dizer que repreender ou revirar os olhos depois de 89 perguntas seguidas sobre o mesmo assunto, seja o compromisso em família, a festa na escola, a viagem programada, não ajuda muito, não é?!

Já pensou em fazer um calendário para mostrar com mais precisão o transcorrer do tempo e, de repente, melhorar a capacidade dos pequenos de esperar e se programar para um determinado evento?

Pois nós testamos isso em casa e foi um sucesso.

Tínhamos uma viagem marcada e as meninas eram pura ansiedade. Praticamente todos os dias nos perguntavam se a viagem estava chegando, quanto tempo faltava, que dia era…

Resolvi reunir as duas para fazermos juntas um calendário e marcarmos nele nossa viagem.

Isabela e Laura ficaram tão empolgadas com a ideia!

As duas se envolveram na atividade do início ao fim. Ajudaram a contar os dias e marcar os quadradinhos do calendário, a escolher as cores para cada parte, cortar o papel, fazer o rascunho e depois passá-lo a limpo com canetinha, decorar com desenhos.

calendario

Não foi um projeto elaborado previamente, então usamos o que tínhamos em casa no momento: papel craft, régua, lápis, borracha, canetinha, lápis de cor, giz de cera. Se quiser sair do básico, dá para incrementar com adesivos, canetas especiais, réguas diferentes, papéis cartonados… há muitas ideias bacanas na internet também! É só soltar a criatividade.

O importante, na verdade, é envolver a criança na tarefa e, principalmente, usar a ferramenta no dia a dia.

Depois que nosso calendário ficou pronto, as meninas iam sozinhas consultá-lo e contavam quantos dias faltavam para a viagem. Vinham correndo dizer: “Está quase chegando! Faltam 5 dias para a gente viajar!”.

O calendário do mês dá uma perspectiva maior de tempo para a criança. Para aquelas que já frequentam escolinha, bem provavelmente já tiveram contato com ele em sala de aula para programar as atividades que serão desenvolvidas, então por que não transportá-lo para a realidade de casa e organizar os compromissos da criança e da família?!

O calendário é uma proposta ampliada no tempo do quadro de rotinas, que a Disciplina Positiva sugere fazer para tornar mais claros para a criança os passos e as rotinas importantes do seu dia. É uma ferramenta que propõe colocar a criança no centro do processo (a ideia é fazer o quadro de rotinas com a criança, deixando-a participar, e não o apresentar como algo pronto e imposto), delegar a ela alguma parte possível do planejamento conforme sua capacidade, familiarizá-la com o transcurso do tempo e a sequência de atividades, obter mais colaboração e menos resistência na rotina, estimular a autonomia…

É uma ferramenta excelente e lúdica. Topa experimentar?

Anúncios

2 comentários sobre “O que um calendário pode ensinar às crianças?

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s