A Proximidade do Fim da Soneca (Salvadora) da Tarde

Desde seu um ano e meio, Isabela e Laura tiram uma soneca na parte da tarde.

IMG_4980
Sonequinha vespertina na praia

Durante a rotina da semana, a soneca acontece após o almoço. Aos finais de semana, quando a programação é mais cheia e sem horários rígidos, a soneca acontece quando é possível, até as 17h (após tal hora já não colocamos mais as duas para dormir de dia por prejudicar muito o horário do sono da noite).

Esse sempre é um momento deveras esperado. Quem é mãe sabe o que significa crianças dormindo em meio a uma lista de pendências e afazeres intermináveis… um momento individual de paz quase celestial.

Não me entendam mal. Amo minhas filhas, acordadas elas são maravilhosas, mas dormindo… elas são insuperáveis. (brincadeirinha… ok). 

Desde que Isabela e Laura entraram na escolinha, aos três anos, a dinâmica da soneca do dia após o almoço ficou um pouco mais complicada. Pressa e correria, definitivamente, não combinam com esse momento, só que passamos a ter horário para sair de casa. Resultado: as duas começaram a demorar mais para dormir e, em consequência, a acordar fora da hora, atrasar para ir para a escola (assim como nossos compromissos em sequência).

Insistimos na soneca porque elas demonstravam um cansaço muito grande ao final do dia quando não dormiam.

Soneca.jpg
Soneca no carro

Muitas vezes dormiam no carro no retorno da escola para casa e era dificílimo acordá-las. Quando acordavam, todo o processo de banho, jantar, etc se tornava bem mais difícil e sofrido (para todos os envolvidos).

 

E foi assim, até esse ano, quando completaram 4 anos.

Nos últimos meses, Isabela e Laura passaram a demonstrar ter mais energia para aguentar o dia todo sem uma soneca. Durante as férias, não queriam parar a diversão para dormir de jeito nenhum. Quando eu insistia, era quase um cabo de guerra.

Diante disso, no retorno às aulas, decidimos tirar a soneca pós almoço e levá-las mais cedo para a escola. Bingo! Pense num estresse que diminuiu de todos os lados. Isabela e Laura ficaram mais tranquilas, sem a pressão de ter que dormir; brincam após o almoço e colaboram mais no momento de sair de casa para a aulinha. Quando vamos buscá-las na escola, estão ligadíssimas, então é tranquilo chegar em casa e iniciar a rotina da noite.

Uma vantagem enorme de elas não dormirem antes de ir a escola é que chegam lá mais despertas e a despedida é consideravelmente mais fácil. O retorno às aulas e a adaptação no início do ano foram de uma facilidade surpreendente e é fato que essa mudança de rotina contribuiu.

soneca2.jpg

O sono da noite, porém, ficou alterado nessa nova dinâmica. Elas têm dormido mais rápido e mais cedo (no mínimo 40 minutos antes do seu horário normal) e tem acordado um pouco mais tarde também pela manhã (cerca de 1 hora). Acredito que estejam compensando a falta da soneca no sono noturno para manter seu total de 10h a 12h de sono.

Aos finais de semana, como não há horários rígidos, elas tiram ainda uma boa soneca a tarde, na hora possível, o que permite que nos acompanhem com melhor humor em algum compromisso a noite.

Estamos todos em adaptação ainda. A nova rotina é melhor, mas está em fase de ajustes.

Confesso que meu coração se ressente um pouco com o fim próximo dessa soneca. Não apenas porque é um momento providencial para resolver várias coisas em casa, mas principalmente por ser um sinal forte em neon de que Isabela e Laura estão bastante crescidas. Estou com uma nostalgia recorrente, pensando o quanto elas estão independentes,  grandes e, aos poucos, deixando vários hábitos e rotinas que marcam sua vida desde bebê.

Essa é, para mim, disparada a parte mais difícil na maternidade no momento… ver o tempo passar tão brusco e nunca, nunca, parar!

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s