“Natal Luz” em Gramado com crianças

Conhecemos o Natal Luz e ficamos encantados, todos, adultos e crianças. É um espetáculo de magia e fantasia apaixonante para todas as idades.

Gramado fica lindamente decorada em cada esquina, nos mínimos detalhes, repleta de programação especial de Natal, gratuitas e pagas (não deixe de pegar o livreto, distribuído gratuitamente, com a programação diária para se organizar).

A temporada oficial do Natal Luz começa no final do mês de outubro e vai até meados de janeiro, tendo como épocas mais disputadas o final de novembro e o mês de dezembro (as datas certas de início e fim da temporada do Natal Luz variam a cada ano, mas é menos disputado no início, até a primeira quinzena de novembro, e no final, em janeiro).

Nós estivemos lá na segunda quinzena de novembro e a cidade já estava bem cheia e concorrida. Tentamos aproveitar ao máximo a programação de Natal gratuita na cidade e escolhemos um único show pago para assistir.

Programação Gratuita

Show de acendimento: acontece todos os dias, em frente ao Palácio dos Festivais, às 20h30. A atração dura cerca de 20 minutos, com muitos sons e efeitos de iluminação sincronizados, que culminam no acendimento das luzes da cidade. Importante chegar cedo para pegar um lugar com boa visibilidade. Há quem recomende ser este o primeiro contato com o Natal Luz. Nós não conseguimos ir em nosso primeiro dia na cidade, mas, ainda assim, foi lindo e emocionante: a mensagem do espetáculo é sensível e toca os espectadores.

natal luz7

Árvore Cantante: coral posicionado em forma de árvore de Natal em frente à Igreja São Pedro, cantando músicas natalinas e músicas populares, com apresentações diárias às 17h30.

Vila de Natal: fica na Praça das Etnias e funciona de 10 às 22h com expositores locais e intervenções artísticas. Acesso gratuito aos visitantes à Casa do Papai Noel, ao cenário lúdico e às apresentações que ocorrem ao longo do dia. Lá assistimos à Trupe de Natal, às 16h, e adoramos!

natal luz10

Parada de Natal: acontece de sexta a domingo às 16h na Avenida Borges de Medeiros, com banda ao vivo, artistas, malabaristas e desfile de figuras natalinas. Um bom local para vê-la passar é entre a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais. Em caso de chuva, como ocorreu conosco, a parada entrou na Rua Coberta e lá terminou sua apresentação.

Exposição de Renas Decoradas: símbolos tradicionais do Natal, as renas ganham destaque em exposição permanente na Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja São Pedro, com vários exemplares decorados por artistas locais.

Decoração da Avenida Borges de Medeiros: uma das principais ruas de Gramado tem uma decoração linda e cheia de detalhes que vale a pena ser fotografada e observada.

Há ainda apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado em dias específicos, bem como shows com artistas e músicos no palco localizado na Rua Coberta, diariamente, a partir das 19h30.

Programação Paga

São três os shows pagos na programação do Natal Luz: O Grande Desfile de Natal e Natal pelo Mundo, realizados no ExpoGramado, e Reencontros de Natal, realizado no Lago Joaquina Rita Bier. Os shows acontecem em dias alternados ao longo da semana e podem lotar, por isso se indica adquirir ingressos com antecedência a depender da época. Crianças até 4 anos não pagam!

Os mais elogiados e recomendados são O Grande Desfile de Natal, sobretudo para quem está com crianças, e Reencontros de Natal, pela beleza do espetáculo de luzes no lago.

O ponto negativo, na nossa opinião, além dos altos valores dos ingressos, é o horário de início das atrações: 21h30. É tarde para quem está acompanhado de crianças pequenas, portanto, pode ser bom incentivar a criança a um cochilo durante a tarde no dia em que planejar ir a algum dos espetáculos, para evitar que esteja exausta no momento do show.

O único show que fomos foi o Grande Desfile de Natal e tivemos uma ótima experiência. O espetáculo é lindo, lúdico, alegre, divertido, faz o estilo parada de Natal, com carros alegóricos e bailarinos, e desperta todo o público para o espírito natalino. Ele acontece no ExpoGramado, que é um grande cento de exposições fechado da cidade. O estacionamento no local é pago (e caro!), podendo ser adquirido com antecedência. Nós compramos nosso ingresso pelo site com antecedência e já incluímos nele o estacionamento. No local são vendidos souvenir, lanches e bebidas, também com altos preços. Vale a pena comer antes do evento para economizar um pouco.

Os lugares nos shows não são marcados, portanto, é importante chegar cedo para garantir um assento com boa visibilidade. Isso também é um ponto ruim, porque as crianças menores logo se entediam de esperar tanto pelo início do espetáculo.

No Grande Desfile de Natal os melhores lugares estão nos setores F e G, que são, inclusive, os primeiros a esgotarem. Ao chegar ao seu setor, escolha poltronas à meia altura na arquibancada, que são as de melhor visão.

Não tivemos a oportunidade de conhecer os demais shows pagos. Se pudéssemos escolher um segundo, certamente iríamos ao espetáculo do lago, Reencontros de Natal, que é muito elogiado. Nesse caso, atente-se para o fato de que pode fazer mais frio, sendo prudente levar casaco. Além disso, o espetáculo não é interrompido em caso de chuva, mas esse ano a novidade é uma tenda grande para proteger o público, que não havia nos anos anteriores.

Tanto nas atrações gratuitas como nas atrações pagas, o Natal Luz é um espetáculo de diversão para as famílias, cheio de magia e ludicidade. Vale a pena consultar a programação e se organizar para aproveitar ao máximo os eventos ao longo da temporada em Gramado.

Dicas Gerais para o Natal Luz:

  • As atrações gratuitas ao longo do dia são de ótima qualidade e merecem fazer parte da programação. Vale se organizar para chegar aos pontos de apresentação com alguma antecedência porque ficam bem cheios, além do que pode ser difícil estacionar no centro para quem está de carro, bem como transitar com crianças
  • O Show de Acendimento é lindíssimo e não pode ficar de fora!
  • Se for escolher algum show pago, recomendamos, em primeiro lugar, O Grande Desfile de Natal no ExpoGramado e, em segundo lugar, Reencontros de Natal, no Lago.
  • Se for ao show no ExpoGramado, faça as contas para ver se vale a pena pagar o estacionamento ou ir e voltar de uber ou taxi
  • Ainda no show pago, chegue com antecedência para pegar um bom lugar, que não é marcado, e leve distração e lanche para as crianças, considerando que o tempo de espera pode ser longo e o espetáculo começa tarde.
  • Fique de olho nas crianças durante e após os shows para evitar contratempos no meio da multidão
  • A Rua Coberta toda iluminada a noite é passeio obrigatório, assim como apreciar a decoração da cidade após o anoitecer
  • Quando passar pela Vila de Natal na Praça das Etnias, dê uma paradinha da Casa do Colono para um pão com linguiça e aproveite também a feirinha de artesanato local.
Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s