Receitas gostosas para fazer junto com as crianças

Já notou que, quando as crianças participam do processo ao invés de receber as coisas prontas, elas ficam mais estimuladas, satisfeitas e alegres consigo mesmas e com o outro? Como elas gostam de contribuir e tendem a ser mais cooperativas quando são inseridas nas rotinas e decisões?

Um bom ambiente para testar isso é na cozinha!

A alegria dos pequenos em participar do processo de preparar algum alimento vem nas mínimas coisas. O feito coletivo se transforma em um ótimo momento de interação em família e resulta em uma conquista de todos.

Ao final do preparo da receita, as crianças podem até mesmo comer melhor (aconteceu com a gente!).

Pensando nisso, vamos deixar a dica de algumas receitas gostosas e simples, que podem ser feitas com a colaboração das crianças e que foram aprovadas lá em casa:

Bolo de Banana: Ingredientes: 4 ovos, 1 xícara de uvas passas, Receita bolo4 bananas, ½ xícara de óleo, 2 xícaras de farelo de aveia ou flocos finos, 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó, canela a gosto. Modo de Preparo: bata no liquidificador as bananas, ovos, uvas passas e óleo. Despeja essa mistura numa tigela e mistura o farelo de aveia, canela e fermento. Pode colocar algumas passas inteiras. Depois de misturada, colocar em forminhas de cupcake ou forma de bolo untada e enfarinhada para assar a 180 graus por aproximadamente 30 minutos (até o palitinho sair seco). Para rechear, pode colocar uma colher de sopa de massa na forminha, um pouco de banana amassada com canela e completar com massa. Para finalizar, salpique aveia em flocos por cima. (Receita: @comidinhasdadiana)

Receita bolo2Bolo Integral de Maça: Ingredientes: 2 ovos, ½ xícara de óleo, 2/3 xícara de açúcar mascavo (pode substituir por passas), 1 maça ralada, cascas da maça, 1 xícara de farinha de trigo integral, ½ xícara de farelo de aveia (ou aveia flocos finos), ½ colher de fermento em pó, canela a gosto. Modo de preparo: bata no liquidificador os ovos, óleo, açúcar ou passas e as casacas da maça. Coloque a mistura bem batida em uma tigela, acrescente os demais ingredientes secos, deixando a massa homogênea. Se ficar muito espessa, acrescentar 2 colheres de água. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada ou em forminhas de cupcake e asse por 30 minutos em forno a 180 graus. (Receita: @comidinhasdadiana)

Receita picole

Picolés Caseiros de Fruta: basta ter forminhas de picolé em casa e se aventurar nas frutas para fazer um picolé diferente e saudável. Já testamos com suco de uva integral (fica bom, mas um pouco aguado), banana com morango (deixe as bananas no congelador por um tempo; bata as bananas no liquidificador com morangos frescos; coloque nas forminhas e, em seguida, no congelador); manga (bata apenas a fruta; se preferir, coe o suco; coloque nas forminhas e, em seguida, no congelador). Também dá certo com goiaba, melancia e outras várias frutas da sua preferência. Para obter uma base mais cremosa, é possível usar bananas congelada ou iogurte natural.

Tortinha Salgada de Liquidificador: Ingredientes: 15 colheres de farinha de trigo (pode misturar integral e branca); 1/3 da xícara de óleo; 2 ovos; pitada de sal; 2 colheres de queijo ralado; 1 copo de leite (pode acrescentar um pouco mais se necessário na hora de bater a massa); 1 colher de fermento em pó (acrescentar por último). Modo de Preparo: coloque no liquidificador os ingredientes molhados e, em seguida, os ingredientes secos, aos poucos, batendo no liquidificador. Unte a forma com manteiga e farinha, coloque a massa e, sobre ela, o recheio, salpicando queijo ralado ao final e assando em fogo baixo.  Recheio: para o recheio, pode fazer um refogado de frango, milho, tomate ervilha, azeitona, cenoura, ou outro legume do seu gosto. Costumamos usar essa receita para reutilizar algumas sobras de carne e verduras do almoço, em especial carne moída e frango desfiado.

Hambúrguer Nutritivo: Ingredientes: 400g de carne moída (usamos patinho ou coxão mole);  4 colheres de sopa de aveia em flocos; 1/4 de abobrinha e 1/2 cenoura raladas no ralo fino; 1 ovo batido; azeite para untar; temperos a gosto (sal, alho, cebola, cheiro verde). Modo de preparo: misture todos os ingredientes com as mãos, até formar uma masa homogênea, que fica úmida. Faça bolinhas e depois amasse para um formato de hambúrguer. Esquente a frigideira, unte com um fio de azeite espalhado com pincel culinário e grelhe os hambúrgueres até ficarem dourados (pode também assar no forno). É possível congelar alguns antes de assar para uma necessidade futura.Receita hamburguer

Teste em casa e, depois, vem contar pra gente como foi a experiência culinária em família!


Fotos: Comidinhas da Diana, Google

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s