Shantala, um toque de amor

“Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho, serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados.” (Frédérick Leboyer)

Hoje quem vem conversar com a gente sobre esse assunto super gostoso é a Doula Magali Melo, expert na técnica:

Quando me descobri grávida, um mundo diferente se abriu. A arte de ser mãe (é assim que considero) me encantou e desde a gestação busquei um envolvimento intenso  e prazeroso com esse momento. Da escolha pelo parto normal à forma de cuidar com apego, fui conhecendo caminhos que proporcionaram estar sempre presente no desenvolvimento dos meus cinco filhos. Sim, depois de uma perda gestacional, tive mais quatro gestações, na qual a última veio em dose dupla, gêmeas, hoje com 17 anos.

A Shantala foi um desses aprendizados que tive a felicidade de conhecer quando Maria Eduarda, 25, nasceu.

Origem: É uma massagem milenar indiana que faz parte da rotina de cuidados com o bebê. Passada de mãe para filha, a arte tradicional de massagem em bebês deixou maravilhado o obstetra francês Frédérick Leboyer. Em uma de suas viagens à Índia nos anos 70, Leboyer, observando esse hábito cultural das mães com seus bebês, aproximou-se de uma mulher e pediu para aprender e fotografar a “técnica”. Pouco tempo depois publicou um livro apresentando ao mundo ocidental, a “arte tradicional” à qual deu o mesmo nome daquela mulher: SHANTALA.

Benefícios: A Shantala beneficia tanto a criança como quem está interagindo com ela.  Na criança, a massagem terapêutica tem impacto em todos os sistemas do corpo como o sintema nervoso, digestório, muscular, respiratório, imunológico e o circulatório. Alguns exemplos:

– Facilita a comunicação e fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos;

– Auxilia o sono tranquilo, reduzindo os episódios de superficialização do sono;

– Reduz as manifestações de cólica, prisão de ventre e dor de barriga;

– Favorece a digestão, melhora o ganho de peso para o bebê, reduz a rejeição aos alimentos introduzidos;

– Melhora o desenvolvimento da consciência do próprio corpo.

Para os pais (ou cuidadores), o ato de tocar traz os benefícios de “ treinamento de criar” tornando-os capacitados para tocar seus filhos de uma maneira mais sensível às necessidades da criança, fazendo com que os pais se sintam mais próximos do bebê possibilitando aprender a linguagem corporal, o ritmo de comunicação e os limites para estimulação.

                   

Preparação para a massagem: Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao massagear o bebê:

O cuidador: deve estar descansado e tranquilo, e escolher uma posição confortável para  massagem em que se mostre em contato com o bebê.

O ambiente: meia luz, local aquecido e sem corrente de ar.

– O bebê: deve estar despido, sem sintomas de enfermidades, não deve estar com sono, frio ou calor, fome ou recém alimentado.

O horário: deve ser escolhido um horário em que o bebê e o cuidador estão mais disponíveis.

Importante: As necessidades básicas do bebê estão em primeiro lugar devendo ser atendidas prontamente. Caso se mostre irritadiço, deixe para o dia seguinte e acolha o bebê.

Óleo:deve ser usado óleo 100% natural, 100% vegetal como óleo de côco, semente de uva, girassol, calêndula, camomila, germen de trigo, entre outros. Em dias frios, pode ser aquecido em banho-maria.

                       

– Pensamentos, fala, canto e música: Pensamentos positivos; falas impregnadas de sentido; cantos com palavras bem articuladas, pois o bebê tentará imitar e emitirá sons; músicas  instrumentais são as mais adequadas, sem muita variação de ritmo, andamento e dinâmica.

– Os movimentos: A massagem é indicada para bebês a partir de um mês de idade.Os movimentos devem ser suaves e repetitivos, sempre no sentido de dentro para fora.

-Banho após a massagem: Um banho apenas para complementar o relaxamento é indicado após a massagem, num ofurô ou banheira, sem movimentar muito o bebê.

Shantala passo a passo

         

Desde agosto de 2015, realizo oficinas mensalmente para quem deseja aprender Shantala, a arte milenar de massagem em bebês!

                     

Sou Magali Melo dos Santos e convido você a conhecer, curtir e, se gostar, compartilhar as páginas *Cuidando com Arte* no Facebook e no Instagram, onde concentro as atividades profissionais para melhor atender às pessoas.
Doula. Shantala. Arteterapia. Arte Gestacional. Educação Perinatal. Massagem Thai Yoga. Consultoria em Amamentação
Telefone: (61)99825.6788 (wpp)
No Facebook: https://www.facebook.com/cuidandocomartemms/
No Instagram: https://www.instagram.com/cuidandocomartemms/
Sejam bem-vindxs!

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s