Desfralde Consciente: a melhor forma de desfralde!

Conversamos um bocado sobre desfralde por aqui!

Contei sobre o ótimo desfralde da Laura, da nossa tentativa frustrada de desfraldar Isabela e de tudo o que aprendemos nesse caminho.

Chegou a vez de falar sobre a nossa segunda tentativa de desfralde da Isabela!

Se eu achei que tirar Laura das fraldas foi algo rápido, fácil e surpreendente, eu não sabia o que nos aguardava no desfralde da irmã dela.

Recomeçamos o processo com Isabela quando ela tinha dois anos e oito meses (ou seja, cinco meses depois da primeira tentativa frustrada). Para nossa grata surpresa, todo o processo aconteceu de maneira leve, natural, tranquila e, sem mentiras, a jato. Acredite se quiser, em apenas dois dias Isabela desfraldou durante o dia. Dois dias. Foi incrível!

Esse foi o resultado de esperar o tempo dela, aguardar sua maturidade neurológica, respeitar as suas fases e limites e não forçar um processo para o qual ela simplesmente não estava fisiologicamente pronta.

O desfralde da Isabela foi bem mais fácil que o desfralde da Laura no final das contas. Ela estava perfeitamente consciente de tudo e sabia identificar exatamente os momentos do xixi e do cocô, bem como dizer a sua capacidade de resistência e espera.

Foram pouquíssimos os escapes. A maioria deles porque Isabela se entretinha na brincadeira ou atividade em que estava envolvida e deixava para a última hora o aviso para ir ao banheiro, ai quando chegávamos na porta, não havia mais tempo para nada… rs

Isabela passou de uma criança insegura e assustada com qualquer escape de xixi, para uma criança confiante e totalmente consciente das suas necessidades fisiológicas. Sempre avisa quando quer ir ao banheiro e o faz com muita certeza. No início, confundia um pouco as bolas: falava que queria fazer xixi, mas era cocô; outras vezes falava que queria fazer cocô, mas era apenas xixi. Isso logo se resolveu.

Utilizamos com ela as mesmas ferramentas que usamos com a Laura. Teve leitura de livrinhos com o tema de desfralde, teve festa na hora da descarga, adesivo pro cocô no vaso, muitas e muitas explicações sobre o fim da fraldinha.

Hoje, as duas estão desfraldadas de dia e a rotina ficou bem mais tranqüila sem aquela constante e demorada troca de várias fraldas. A economia, claro, também é um motivo de comemoração (fraldas de boa qualidade acabam sendo bem caras e oneram o orçamento).

O desfralde noturno delas ainda não se completou, porém. Ainda colocamos uma fraldinha para que elas durmam tranqüilas. Mesmo estando de fraldas, as duas acordam na madrugada para ir ao banheiro, normalmente para fazer xixi. Embora muitas vezes as fraldas amanheçam secas, ainda não nos sentimos seguros para tirá-las completamente porque, vez ou outra, aparece um xixi fora de hora na cama no meio da madrugada.

Esse processo de limpa criança molhada de xixi no meio da noite, troca toda a roupa de cama, coloca colchão no sol, sinceramente, é bastante desagradável e preferimos evitá-lo, já que o dia a dia já demanda o suficiente.

Ainda temos essa etapa para ser vencida, mas, com certeza, estamos mais perto de superá-la do que longe. Aguardar o tempo e a maturidade das meninas para isso é algo que fazemos questão. Sempre deixamos as meninas liderarem o processo de desfralde no ritmo das suas capacidades e esse se mostrou o caminho ideal. Não temos dúvidas de que o melhor tipo de desfralde é aquele liderado pela criança de forma segura, é o desfralde consciente!

Desfralde consciente 3


Imagens: Google

 

Anúncios

Um comentário sobre “Desfralde Consciente: a melhor forma de desfralde!

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s