Dica de Leitura: “O cérebro da criança”, de Daniel Siegel e Tina Bryson

Cerebro da criançaO livro “O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar” é uma leitura interessante para quem quer saber mais detalhes do comportamento infantil e de seu desenvolvimento neurológico e emocional.

Os autores dão um panorama compreensível e simplificado do cérebro da criança em um modelo que cabe na palma da mão, facilitando a compreensão sobre seu funcionamento e sobre as necessidades emocionais das crianças, com foco desde o nascimento do bebê até os 12 anos.

A ideia é compreender a estrutura do cérebro e auxiliar a criança a agir integrando seus cérebros direito e esquerdo, “de cima” e “de baixo”, bem como integrando memórias implícitas e explícitas, para alcançar maior equilíbrio emocional.

São apresentadas diversas estratégias aos pais e mães para ajudá-los a alcançar esse objetivo tais como conectar-se com o cérebro direito da criança para então redirecioná-la com o cérebro esquerdo; nomear sentimentos e emoções para domá-los; envolver as crianças na solução dos problemas; fortalecer a memória a partir da própria história; entender que sentimentos vem e vão, etc.

É uma leitura leve e instigante, que certamente ajuda pais e mães a compreender e a lidar melhor com os comportamentos desafiadores dos filhos (que não são poucos).

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s