Hoje quem vem conversar conosco e dar dicas importantes sobre escovação dos dentes das crianças é a querida Michele Zimbaldi, mais conhecida como Tia Michele:
“Olá, sou a Michele! Recebi esse convite maravilhoso para escrever um pouquinho sobre escovação de dentes, tipos de escovas e pastas de dente para os pequenos. Espero que gostem. Boa leitura!
Qual escova de dente usar no meu pequeno?
A partir do nascimento do primeiro dentinho precisamos introduzir o uso da escova de dente em nossos pequenos, e a oferta desses produtos é tão vasta que as vezes nos perdemos na escolha. Hoje vamos passar algumas dicas para não deixar dúvida na hora da compra.
Crianças de 6 meses a 2 anos de idade devem usar a escova dental de cabeça bem pequena, cerdas bem macias, formato arredondado e cabo o mais anatômico possível, para que a escovação seja eficiente.
Crianças de 3 a 6 anos devem usar uma escova dental de cabeça pequena, porém um pouco maior do que a demonstrada anteriormente, para que consigamos atingir uma limpeza adequada nos dentinhos do fundo. As recomendações de cerdas e cabo são as mesmas.
Para crianças maiores de 7 anos a escova deve ser de cabeça média, com cerdas macias e arredondadas.
Muitas mães questionam o uso de escova de dente com a haste no formato de personagens: embora seu uso não seja proibido, deve ser evitado, pois, tanto os pais quanto a criança, terão dificuldade de segurar no cabo por não ser anatômico.
Pasta de dente com ou sem flúor?
Outra dúvida frequente é sobre o uso de pasta de dente sem flúor ou com flúor.
A Associação Brasileira de Odontopediatria e a Associação Americana de Pediatria recomendam que a criança deve usar pasta de dente com flúor desde o primeiro dentinho e isso é fundamentado por diversas pesquisas científicas.
Havia o temor de que o creme dental engolido pelos bebês levasse à fluorose, que provoca manchas brancas nos dentes permanentes, antes mesmo de sua formação, mas existe uma interpretação errada quando se fala que o creme dental causa fluorose. Na verdade, ela é ocasionada pelo excesso de flúor ingerido pela criança, sem o controle dos pais.
A pasta deve ser usada, mas na quantidade correta recomendada pelo Odontopediatra e sempre sob supervisão de um adulto.
E qual é essa quantidade?
Para bebês (0 a 3 anos): metade de um grão de arroz cru (0,05g)
Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos de idade): um grão de arroz (0,1g)
Crianças que já sabem cuspir (acima de 7 anos de idade): um grão de ervilha (0,3g)
Qual pasta de dente utilizar?
Crianças de 0 a 7 anos devem usar pastas de dentes que contenham 1.000 a 1.100ppm de flúor. Essa informação você encontra na embalagem do produto! Pastas com a concentração menor de 1.000ppm de flúor não tem evidência científica e são consideradas como nulas.
Vejam a seguir as pastas recomendadas e não recomendadas para os baixinhos:
Crianças acima de 7 anos já devem usar pasta de dente de adulto, com a concentração de 1.500ppm de flúor.
Michele Zimbaldi, dentista há 10 anos, formada pela faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic de Campinas/SP, pós-graduada e mestranda em Odontopediatria. Atualmente trabalha na Faculdade São Leopoldo Mandic de Brasília/DF, é Militar dentista – Odontopediatra na Força Aérea Brasileira e atende em consultório particular em Águas Claras/DF. Contatos:
E-mail: tiamichelezimbaldi@gmail.com
Instagram: @tiamichelezimbaldi
Telefone do Consultório: (61) 3036-1007