“Disciplina Positiva”, de Jane Nelsen

DPComo a capa do livro já revela, este é um “guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas”.

A obra da Dra. Jane Nelsen é isso e muito mais!

É uma porta para uma dimensão humana, empática, digna e respeitosa de relacionamento com os filhos, em família e em sociedade.

A partir dessa leitura, compreendemos melhor os instrumentos, ferramentas e filosofia da Disciplina Positiva. São desmistificados padrões de criação voltados para punições, que trazem em sua essência a incoerência de fazer a criança se sentir mal para poder aprender algo. Somos apresentados a uma linguagem de encorajamento baseada na gentileza e na firmeza que procura ver a criança como indivíduo digno de respeito que merece ter seus sentimentos considerados e amadurecer em um ambiente seguro e coerente. É também desmentida a ideia de que a educação baseada na Disciplina Positiva se reveste de permissividade, abrindo-se um novo caminho para fixação de regras e limites sem opressão ou desrespeito de qualquer ordem.

Longe de dar um passo a passo para resolver desafios de comportamento das crianças ao longo de seu processo de desenvolvimento e crescimento, o livro nos chama a refletir sobre nossas reações e verdades prontas e propõe uma nova forma de relacionamento e diálogo que presa pela formação de criança de valor, fortes e seguras. Não seria exatamente isso que buscamos para nossos filhos?

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s