15 Dicas Práticas para o Desfralde

Com a evolução do desfralde das meninas, tivemos algumas experiências práticas que nos ensinaram bastante:

  1. É importante adaptar a casa: tirar do chão tapetes que possam ser alvos de escapes de xixi, ter na mão os itens necessários para a criança usar na hora do aperto (redutor ou penico) e também para a higiene (lencinhos umedecidos).
  2. É a criança quem acabará escolhendo o que prefere usar, se redutor de assento ou peniquinho. Lá em casa venceu por unanimidade o redutor de assento com escadinha; o penico ficou relegado ao ostracismo.
  3. Na hora de limpar a criança depois do xixi/cocô, ter um cuidado maior no caso das meninas, limpando na direção correta e também ensinando-as desde cedo a fazer o mesmo, já que muitas vezes querem se limpar sozinhas.
  4. Na hora da limpeza, optamos por usar lencinhos umedecidos, já que o papel higiênico poderia causar irritação por ser mais áspero e a pele do bebê, mais sensível.
  5. Hora da descarga é hora de festa: dar tchau para o xixi/cocô é uma diversão para as crianças e é uma parte interessante do processo.

    WhatsApp Image 2017-05-23 at 17.46.48
    “Tchaaaau, xixi”
  6. Sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro.
  7. A participação do pai e da mãe no desfralde, independente do fato de a criança ser menino ou menina, é bacana e dá mais segurança para os pequenos.
  8. Prefira roupas fáceis de tirar para dar agilidade na hora de levar a criança para o vaso/penico. No caso de meninas, vestidinhos são ótimas opções.
  9. Não repreender ou brigar no caso de ocorrer algum escape de xixi/cocô. É algo muito normal e faz parte do processo de amadurecimento da criança, que não pode se sentir mal por isso!
  10. Perguntar com freqüência se a criança quer ir ao banheiro e não aceitar tão facilmente os “nãos” porque porque a brincadeira pode estar mais interessante e o xixi acabar indo pro chão!
  11. Na rua, para garantir a higiene das crianças nos ambientes públicos, tenha a mão protetores de assento descartáveis, redutor de assento dobrável e álcool em gel para qualquer emergência.
  12. Sempre tenha calcinhas/cuecas extras, tanto em casa como durante passeios. Você pode precisar!
  13. Desfralde diurno é mais fácil que desfralde noturno. A criança estar totalmente desfraldada durante o dia não significa que ela esteja preparada neurologicamente para o controle das funções enquanto estiver dormindo. Uma coisa de cada vez e tudo no tempo da criança!
  14. Dê um ar lúdico para o desfralde. Historinhas para contextualizar o processo, adesivos como reforço positivo para cada cocô no vaso, mural para se despedir da fraldinha… tudo é válido para entrar no mundo da criança e transmitir melhor a mensagem.
  15. Não tenha pressa e cultive a paciência. O desfralde é uma transição importante na vida da criança e processos mal conduzidos podem deixar marcas futuras. Portanto, o respeito ao tempo de cada criança é fundamental. Devemos investir num processo de desfralde natural e consciente.

desfralde

Quer saber mais sobre desfralde? Acesse os outros posts sobre o assunto:

Desfralde: primeiros passos

Evoluindo no Desfralde Diurno

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “15 Dicas Práticas para o Desfralde

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s