Com a evolução do desfralde das meninas, tivemos algumas experiências práticas que nos ensinaram bastante:
- É importante adaptar a casa: tirar do chão tapetes que possam ser alvos de escapes de xixi, ter na mão os itens necessários para a criança usar na hora do aperto (redutor ou penico) e também para a higiene (lencinhos umedecidos).
- É a criança quem acabará escolhendo o que prefere usar, se redutor de assento ou peniquinho. Lá em casa venceu por unanimidade o redutor de assento com escadinha; o penico ficou relegado ao ostracismo.
- Na hora de limpar a criança depois do xixi/cocô, ter um cuidado maior no caso das meninas, limpando na direção correta e também ensinando-as desde cedo a fazer o mesmo, já que muitas vezes querem se limpar sozinhas.
- Na hora da limpeza, optamos por usar lencinhos umedecidos, já que o papel higiênico poderia causar irritação por ser mais áspero e a pele do bebê, mais sensível.
- Hora da descarga é hora de festa: dar tchau para o xixi/cocô é uma diversão para as crianças e é uma parte interessante do processo.
“Tchaaaau, xixi” - Sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro.
- A participação do pai e da mãe no desfralde, independente do fato de a criança ser menino ou menina, é bacana e dá mais segurança para os pequenos.
- Prefira roupas fáceis de tirar para dar agilidade na hora de levar a criança para o vaso/penico. No caso de meninas, vestidinhos são ótimas opções.
- Não repreender ou brigar no caso de ocorrer algum escape de xixi/cocô. É algo muito normal e faz parte do processo de amadurecimento da criança, que não pode se sentir mal por isso!
- Perguntar com freqüência se a criança quer ir ao banheiro e não aceitar tão facilmente os “nãos” porque porque a brincadeira pode estar mais interessante e o xixi acabar indo pro chão!
- Na rua, para garantir a higiene das crianças nos ambientes públicos, tenha a mão protetores de assento descartáveis, redutor de assento dobrável e álcool em gel para qualquer emergência.
- Sempre tenha calcinhas/cuecas extras, tanto em casa como durante passeios. Você pode precisar!
- Desfralde diurno é mais fácil que desfralde noturno. A criança estar totalmente desfraldada durante o dia não significa que ela esteja preparada neurologicamente para o controle das funções enquanto estiver dormindo. Uma coisa de cada vez e tudo no tempo da criança!
- Dê um ar lúdico para o desfralde. Historinhas para contextualizar o processo, adesivos como reforço positivo para cada cocô no vaso, mural para se despedir da fraldinha… tudo é válido para entrar no mundo da criança e transmitir melhor a mensagem.
- Não tenha pressa e cultive a paciência. O desfralde é uma transição importante na vida da criança e processos mal conduzidos podem deixar marcas futuras. Portanto, o respeito ao tempo de cada criança é fundamental. Devemos investir num processo de desfralde natural e consciente.
Quer saber mais sobre desfralde? Acesse os outros posts sobre o assunto:
A MINHA BEBE FOI ATE FÁCIL UMA SEMANA APENAS ELA FICOU FAZENDO NA ROUPA,ACHO QUE E EXTREMAMENTE NORMAL ATE PORQUE ELES PRECISAM SEMILAR QUE TEM QUE PEDIR ANTES QUE VENHAM O XIXI E A PACIENCIA E MUITO IMPORTANTE, DURANTE O SONINHO DA TARDE 2X APENAS FEZ NA ROUPA AS DEMAIS TRANQUILO,AGORA VOU COMEÇAR O DESFRALDE DA NOITE ,E PARA ENCENTIVAR VOU FAZER O BOLI NHO DIZENDO TCHAU FRALDINHAS KKK
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade! Que gracinha, muito esperta ela! Parabéns pela persistência e paciência. Ela vai adorar o bolinho. Tenho certeza.
CurtirCurtir