Dicas para organização do quarto dos pequenos

As crianças vão crescendo e a quantidade de brinquedos, pecinhas, trambolhos e penduricalhos crescem em proporção igual ou  maior.

É impressionante como se torna complicado organizar os brinquedos, mantê-los em mínima ordem no dia a dia e, ao mesmo tempo, deixá-los ao alcance das crianças para favorecer e estimular o brincar e a criatividade.

Há dias em que a vontade é largar de mão e se curvar a força maior do tsunami pós um dia de brincadeira.

Mas, como nosso nome é força e o sobrenome, persistência, vamos tentando manter a ordem em meio ao caos.

Nesse esforço, pesquisamos e escolhemos alguns itens bacanas para ajudar nessa tarefa:

 Estante com Cestos Organizadores Móveis

Essa estante foi uma das nossas primeiras aquisições e tem funcionado muito bem. Organizamos os brinquedos por tipos em cada cestinho e as meninas se divertem com a autonomia de ir lá e escolher com o que brincar (ou simplesmente bagunçar. rs). Por vezes, levamos algum dos cestos para a sala na hora da brincadeira e depois guardamos de volta no lugar. Com o passar do tempo, a estante ficou pequena, com muitos brinquedos acumulados e os cestinhos começaram a não comportar mais tanta coisa; por isso investimos em outras opções.


Estante de Nichos Fixa
Os brinquedos maiores, bonecas e afins estavam ficando muito espalhados pela casa. Investimos nesse móvel para facilitar a organização e também para deixar os brinquedos expostos de modo a estimular as meninas na hora da brincadeira. Nesse local, ficam os brinquedos que elas mais gostam e usam no dia a dia.

Baú de Brinquedosdicas organizacao3

Ursinhos de pelúcia, peças maiores e brinquedos trambolhos esquecidos acabam ficando jogados pegando poeira ou estragando. Encomendamos um baú com rodinhas nesse estilo e pedimos que fosse feito um tampo seguro para dedinhos de criança e nele guardamos esses brinquedos. Vez ou outra fazemos uma faxina geral e tiramos deles alguns brinquedos para que as meninas brinquem novamente e guardamos outros que não estão mais fazendo muito sucesso.

Caixas Decoradas
Sabe aqueles brinquedos com mil peças pequenas e facilmente perdíveis?! É bom mantê-lo num mesmo lugar para facilitar a brincadeira e a organização depois. Lá em casa pegamos uma caixa de fraldas, decoramos com papel contact estampado e usamos para guardar brinquedos das meninas que são cheios de pecinhas pequenas. Foi uma ideia que deu muito certo!

Caixas Organizadoras
Ter caixas organizadoras plásticas com tampa é sempre útil. Costumamos guardar nelas coisas que não são para o livre acesso das meninas como tinta, cola, canetinhas, régua, tesoura, folhas extras para desenho, massinha, lápis e giz de cera novos… mantemos tudo organizado em um  mesmo lugar, o que facilita na hora de encontrar algo para alguma brincadeira no dia a dia.

Estante de Livros
Essa estante de livros em formato de casinha é fofa e diferente. Deixa os livrinhos das meninas a mostra e acessíveis, permite que elas escolham aquele que querem e também que guardem depois da leitura. Foi amor a primeira vista!

Mesinha baixa com cadeirinhas
Sem dúvida, uma das aquisições de maior sucesso dos últimos tempos foi a mesinha de atividades que demos de presente para as meninas. Escolhemos uma mesinha baixa com quatro cadeirinhas em madeira que elas amaram de paixão. Ali elas desenham, brincam de massinha, lêem, pintam e bordam. rs. Em cima da mesinha ficam separados potes com giz de cera e lápis de cor em uso e também alguns papéis para desenho.

A mesinha dá autonomia para as crianças e lhes reserva um lugar específico para suas brincadeiras, estimulando muito a criatividade.

Mesinha

Na nossa experiência, esses itens ajudam muito na organização diária da casa e do quarto da Isabela e da Laura. A melhor parte é que eles foram mais do que aprovados pelas meninas, que tem fácil aos brinquedos, são estimuladas na criatividade e na curiosidade e também se sentem capazes de ajudar na hora de organizar e guardar os brinquedos no final do dia.

São investimentos que valem muito a pena!

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s