Receitas para um lanche de sucesso

Bolo de beterraba: Ingredientes: IMG_29253 beterrabas pequenas (descascadas e cortadas em pedaços), 4 ovos, ¾ de xícara de óleo (180ml), 2 xícaras de açúcar (400g – pode ser demerara, mascavo, cristal), 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo (400g), 1 colher de sopa de fermento (15g). Modo de preparo: coloque a beterraba, ovos, óleo e açúcar no liquidificador ou mixer (nessa ordem) e bata. Transfira a mistura para um bowl e acrescente a farinha e o fermento, misturando até formar uma massa homogênea. Unte uma forma e leve a massa ao forno pré aquecido por aproximadamente por 45 minutos.  PS.: essas são as quantidades originais da receita; nós reduzimos a quantidade de açúcar e misturamos farinha branca e integral para ficar mais saudável (Receita do Limerique)

receitasBolo de cenoura com laranja: Ingredientes: 2 cenouras grandes, 200ml de suco de laranja, 2 ovos, 2 colheres de sopa de óleo, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de fermento em pó. Modo de Preparo: bata a cenoura, o suco de laranja, ovos, óleo e açúcar no liquidificador e depois transfira para um bowl. Misture à massa as farinhas até a mistura ficar homogênea. Depois coloque o fermento e mexa para incorporar. Coloque em forma untada ou forminhas de cupcake. Asse em forno pré aquecido por 20 minutos.

Pãozinho de inhame e chia: IMG_2926Ingredientes: 250g (ou 1 copo de 240ml) de inhame (cozido e amassado), 100 g (ou 3/4 do copo de 240ml) de polvilho azedo, 150g (ou 1 copo de 240ml) de polvilho doce,  75ml de azeite, 1 colher de sopa de chia, 6 colheres de sopa de água (para dar o ponto da massa, que deve ser macia e sem grudar muito), 1 colher de chá sal. Modo de Preparo: misture os polvilhos com o azeite e o sal até formar uma farofa. Coloque o inhame e a água. Acrescente a chia e misture. Faça as bolinhas e asse em forno pré aquecido por 15-20 minutos. (@receitinhasdecrianca)

receitas3

Pãozinho de batata baroa e chia: Ingredientes: 500g de batata baroa (sem casaca, cozida e amassada), 250g de polvilho doce, 250g de polvilho azedo, 2 colheres de chá de sal, 3 colheres de sopa de chia, 150ml de azeite e água natural até dar o ponto (cerca de 100ml). Modo de fazer: misture todos os ingredientes, deixando por última a água, que vai ser colocada pouco a pouco para dar o ponto. A massa fica macia e sem grudar muito. Faça bolinhas, coloque em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido por cerca de 20 minutos. Não deixe endurecer demais!

PS.1: as receitas dos pãezinhos são muito parecidas! Portanto, escolha uma e troque os ingredientes. Dá certo com batata inglesa, batata baroa, inhame, batata doce! Se quiser um pouco mais de sabor, adicionando queijo ralado meia cura ou parmesão fica delícia. Só é preciso cuidar o sal porque o queijo normalmente é salgado.

PS.2: Os bolos podem ser congelados depois de assados. Os pães podem ser congelados crus. É bom ter reservado em casa para poder variar os lanches da semana!

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s