Agora, pai de uma menina de três meses, eu tenho mais certeza do que nunca que o lugar dela é na cozinha. Fazendo comida. Esquentando a barriga no fogão.
E também na pia. Lavando louça. Engrossando as mãos com detergente.
O lugar dela também será na sala, passando o aspirador no chão.
O lugar dela será em shows de rock´n roll. Ou em shows de MPB. Ou sertanejo.
Será num campo de futebol.
Ou numa aula de balé.
O lugar da minha filha será o lugar que ela quiser!
E ontem, decidi escrever esta cartinha pra ela:
“Valentina do papai,
Ontem papai estava num show de rock com os amiguinhos dele. Eu não sabia o nome da banda e nem quem eram os integrantes. Só sabia que tocariam rock bem pesado. Do jeito que você sabe que o papai gosta.
E quando entrei no lugar, tive uma surpresa! Era uma banda de meninas! Muitas meninas. Eram muito bonitas. Não tanto quanto você, obviamente, mas muito bonitas.
E tocaram muito muito bem. Muitas músicas que o papai gosta muito. E o papai ficou muito feliz de ter visto como as pessoas gostaram também de ver as meninas cantando. Mas o papai ficou um pouco triste de ver algumas pessoas acharem que mulher não pode ter banda de rock.
E lá o papai se lembrou de você. Pensou no seu futuro.
De como as coisas são difíceis para vocês, meninas.
Papai quer muito que você saiba cozinhar. E papai sabe que você vai ficar brava quando te pedir para lavar a louça. Mas saiba que isso será muito bom pra você.
E essas coisas não são porque o seu “lugar” é na cozinha. Mas porque o papai quer que você seja independente. Papai quer que você saiba se virar. Sem precisar dos outros para poder fazer suas coisas.
Papai quer muito que você seja livre. Conheça o mundo. Conheça pessoas. E por mais aventureira que você for, um dia você vai ter que fazer sua comida. E arrumar as coisas da sua casa. E o papai quer que você saiba fazer tudo isso.
Papai, com muita tristeza no coração, sabe que você vai ter um tanto mais de dificuldades do que o seu irmão para fazer algumas coisas. Mas não porque ele é maior e mais velho que você. Mas porque você é uma menina. E muita gente acha que meninas não podem fazer muitas coisas.
Mas o papai está aqui para te dizer para não acreditar nessas pessoas. VOCÊ PODE SIM!!! Você pode o que você quiser! Você pode jogar bola sim. Você pode subir em árvore sim! E o papai vai estar sempre aqui para te ajudar a ser o que você quiser!
Algumas vezes você vai ficar triste quando algumas pessoas não te deixarem fazer coisas que “não são de menina”. E pode chorar. Papai está aqui pra te consolar.
Mas não desista. Jamais desista!
Papai ainda te pede uma coisa: não fique com raiva de algumas pessoas que falarem coisas ruins pra você por você ser menina. Raiva faz mal pro corpo e pro coração. Olhe para essas pessoas e aprenda a perdoá-las. Muitas delas já devem ter sofrido muito ou ainda sofrem na vida delas e não aprenderam que a gente pode tudo sim.
Do papai, que te ama mais que tudo.”
Um agradecimento especial às meninas da Banda Rosso Luna pela inspiração. Parabéns pela garra de vocês em tocar um belíssimo rock´n roll em vossas vozes femininas.
Gustavo, pai de dois, marido da Pamella, engenheiro, ciclista por necessidade, fotógrafo por paixão e escritor quando dá tempo.