O lugar de filha minha é na cozinha

Agora, pai de uma menina de três meses, eu tenho mais certeza do que nunca que o lugar dela é na cozinha. Fazendo comida. Esquentando a barriga no fogão.

E também na pia. Lavando louça. Engrossando as mãos com detergente.

O lugar dela também será na sala, passando o aspirador no chão.

O lugar dela será em shows de rock´n roll. Ou em shows de MPB. Ou sertanejo.

Será num campo de futebol.

Ou numa aula de balé.

O lugar da minha filha será o lugar que ela quiser!

E ontem, decidi escrever esta cartinha pra ela:

“Valentina do papai,

Ontem papai estava num show de rock com os amiguinhos dele. Eu não sabia o nome da banda e nem quem eram os integrantes. Só sabia que tocariam rock bem pesado. Do jeito que você sabe que o papai gosta.

E quando entrei no lugar, tive uma surpresa! Era uma banda de meninas! Muitas meninas. Eram muito bonitas.  Não tanto quanto você, obviamente, mas muito bonitas.

E tocaram muito muito bem. Muitas músicas que o papai gosta muito. E o papai ficou muito feliz de ter visto como as pessoas gostaram também de ver as meninas cantando. Mas o papai ficou um pouco triste de ver algumas pessoas acharem que mulher não pode ter banda de rock.

E lá o papai se lembrou de você. Pensou no seu futuro.

De como as coisas são difíceis para vocês, meninas.

Papai quer muito que você saiba cozinhar. E papai sabe que você vai ficar brava quando te pedir para lavar a louça. Mas saiba que isso será muito bom pra você.

E essas coisas não são porque o seu “lugar” é na cozinha. Mas porque o papai quer que você seja independente. Papai quer que você saiba se virar. Sem precisar dos outros para poder fazer suas coisas.

Papai quer muito que você seja livre. Conheça o mundo. Conheça pessoas. E por mais aventureira que você for, um dia você vai ter que fazer sua comida. E arrumar as coisas da sua casa. E o papai quer que você saiba fazer tudo isso.

Papai, com muita tristeza no coração, sabe que você vai ter um tanto mais de dificuldades do que o seu irmão para fazer algumas coisas. Mas não porque ele é maior e mais velho que você. Mas porque você é uma menina. E muita gente acha que meninas não podem fazer muitas coisas.

Mas o papai está aqui para te dizer para não acreditar nessas pessoas. VOCÊ PODE SIM!!! Você pode o que você quiser! Você pode jogar bola sim. Você pode subir em árvore sim! E o papai vai estar sempre aqui para te ajudar a ser o que você quiser!

Algumas vezes você vai ficar triste quando algumas pessoas não te deixarem fazer coisas que “não são de menina”. E pode chorar. Papai está aqui pra te consolar.

Mas não desista. Jamais desista!

Papai ainda te pede uma coisa: não fique com raiva de algumas pessoas que falarem coisas ruins pra você por você ser menina. Raiva faz mal pro corpo e pro coração. Olhe para essas pessoas e aprenda a perdoá-las. Muitas delas já devem ter sofrido muito ou ainda sofrem na vida delas e não aprenderam que a gente pode tudo sim.

Do papai, que te ama mais que tudo.”

lugar-de-filha-minha

Um agradecimento especial às meninas da Banda Rosso Luna pela inspiração. Parabéns pela garra de vocês em tocar um belíssimo rock´n roll em vossas vozes femininas.

maes-esquecam-os-comerciais-de-tv2

Gustavo, pai de dois, marido da Pamella, engenheiro, ciclista por necessidade, fotógrafo por paixão e escritor quando dá tempo.

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s