Envolvendo os filhos nas tarefas domésticas

Agora que as meninas estão mais crescidinhas, querem participar de tudo.

tarefas-domesticas1

Quando estou cozinhando algo na cozinha, ficam na ponta do pé e dão um jeito de enxergar o que estou fazendo, pegar uma colher, um pote, qualquer coisa. Se vêem um rodo ou uma vassoura e sobretudo um balde com água dando bobeira, já querem logo faxinar por ai. Quando vêem uma sujeira no chão ou na cadeirinha delas, pegam o paninho para limpar (principalmente Isabela que fala que tudo está “sujo” e demonstra certa mania de limpeza).

tarefas-domesticas3

Pegam os sapatos da sala para levar pro quarto (ou trazem pra calçar no nosso pé ou calçam nos próprios pés para dar uma voltinha). Ajudam a colocar roupa suja no cesto e a pendurar a toalha do banho no varal. Ajudam também a levar talheres e louças sujas para a pia (e mamadeiras, claro).

tarefas-domesticas5

Tentam organizar os brinquedos com um jeito próprio (para não dizer caótico). Procuram ajudar a guardar as roupas limpas nas gavetas e a escolher o que vão vestir no dia (e bagunçam todo o restante da roupa guardada, para meu desespero).

Tenho percebido que quando elas se envolvem nessas tarefas domésticas, que normalmente são realizados por nós, adultos, ficam muito muito felizes e fazem tudo com a maior concentração.

Claro que isso requer certa paciência e nada de pressa. As crianças não vão fazer a coisa da maneira perfeita. Tudo, na verdade, é uma grande e nova brincadeira. Vejo que, com cada atividade diferente que as meninas se envolvem, aprendem algo novo, matam sua curiosidade, testam seus limites e também se sentem mais integradas ao dia a dia da família.

Claro que esse exercício requer certa preocupação com a segurança da criança: é bom estar atento ao que ela pode ou não fazer conforme sua idade e, assim, evitar acidentes domésticos.

Não precisava, mas vou dizer: o assunto aqui não é nem de longe apologia ao trabalho infantil. Por favor! rs

Acho bacana envolver os filhos nas tarefas da casa de uma maneira lúdica, para entreter, brincar e distrair; a ideia aqui não é arranjar um substituto para o trabalho em casa ou para a faxineira, mas apenas ter bons momentos ao lado dos pequenos fazendo que tem de ser feito todo dia e, quem sabe, também já ir inserindo-o de uma maneira mais participativa na rotina da casa…

Anúncios

Um comentário sobre “Envolvendo os filhos nas tarefas domésticas

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s