Agora que as meninas estão mais crescidinhas, querem participar de tudo.
Quando estou cozinhando algo na cozinha, ficam na ponta do pé e dão um jeito de enxergar o que estou fazendo, pegar uma colher, um pote, qualquer coisa. Se vêem um rodo ou uma vassoura e sobretudo um balde com água dando bobeira, já querem logo faxinar por ai. Quando vêem uma sujeira no chão ou na cadeirinha delas, pegam o paninho para limpar (principalmente Isabela que fala que tudo está “sujo” e demonstra certa mania de limpeza).
Pegam os sapatos da sala para levar pro quarto (ou trazem pra calçar no nosso pé ou calçam nos próprios pés para dar uma voltinha). Ajudam a colocar roupa suja no cesto e a pendurar a toalha do banho no varal. Ajudam também a levar talheres e louças sujas para a pia (e mamadeiras, claro).
Tentam organizar os brinquedos com um jeito próprio (para não dizer caótico). Procuram ajudar a guardar as roupas limpas nas gavetas e a escolher o que vão vestir no dia (e bagunçam todo o restante da roupa guardada, para meu desespero).
Tenho percebido que quando elas se envolvem nessas tarefas domésticas, que normalmente são realizados por nós, adultos, ficam muito muito felizes e fazem tudo com a maior concentração.
Claro que isso requer certa paciência e nada de pressa. As crianças não vão fazer a coisa da maneira perfeita. Tudo, na verdade, é uma grande e nova brincadeira. Vejo que, com cada atividade diferente que as meninas se envolvem, aprendem algo novo, matam sua curiosidade, testam seus limites e também se sentem mais integradas ao dia a dia da família.
Claro que esse exercício requer certa preocupação com a segurança da criança: é bom estar atento ao que ela pode ou não fazer conforme sua idade e, assim, evitar acidentes domésticos.
Não precisava, mas vou dizer: o assunto aqui não é nem de longe apologia ao trabalho infantil. Por favor! rs
Acho bacana envolver os filhos nas tarefas da casa de uma maneira lúdica, para entreter, brincar e distrair; a ideia aqui não é arranjar um substituto para o trabalho em casa ou para a faxineira, mas apenas ter bons momentos ao lado dos pequenos fazendo que tem de ser feito todo dia e, quem sabe, também já ir inserindo-o de uma maneira mais participativa na rotina da casa…
Um comentário sobre “Envolvendo os filhos nas tarefas domésticas”