Receitas para turbinar o lanche dos pequenos!

Por um tempo, as meninas foram bem comendo apenas a frutinha no lanche. Depois de certa idade, passaram a precisar de um algo a mais para repor toda aquela energia que gastavam no dia.

Sempre vamos para a cozinha testar umas receitas mais saudáveis que fujam dos produtos industrializados e cheios de conservantes.

As que fazem bastante sucesso lá em casa são as seguintes:

Pão de queijo de batata: Ingredientes: 150g de queijo meia cura, 2 xícaras de polvilho doce, 3 batatas pequenas, 2 ovos, sal. Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. turbinando-o-lanche-dos-pequenos4Unte as mãos com um pouco de óleo e faça bolinhas. Unte uma forma, coloque as bolinhas e asse em forno preaquecido por cerca de 30 min. As meninas amam. Fazemos uma quantidade maior e deixamos no congelador para assar no dia e servir novinho.(Receita: “Nutrição Brasília”)

Mingau de aveia: Ingredientes: água, aveia em flocos, banana, canela. Modo de preparo: ferva a água em uma panela. Acrescente a aveia e deixe cozinhar por 5 minutos, até engrossar. turbinando-o-lanche-dos-pequenos3Depois acrescente a banana amassada. Para dar mais sabor, pode colocar mais de uma banana. Para bebês no início da introdução alimentar, o mingau nesse ponto pode agradar, já que o paladar ainda é bem imaturo. Se o bebê tomar fórmula, pode acrescentar uma medida do leite para que o mingau fique mais consistente (como o leite em pó não pode ser fervido, misture-o apenas ao final do preparo). Salpique canela ao final e, se preferir, adoce com um pouco de mel.

Crepioca: Ingredientes: ovo, polvilho para tapioca, sal, temperos a gosto. Modo de preparo: Essa é uma mistura de omelete com tapioca. Misture ao ovo batido uma colher de sopa de polvilho para tapioca e tempere. Nós costumamos colocar uma pitada de sal, salsa, cebolinha, orégano ou ervas. Dá para inventar outras misturas, com tomate, legumes, verduras… Pronta a massa, esquente uma frigideira antiaderente e coloque a mistura; doure dos dois lados. Pronto!

Iogurte do bem: Ingredientes: inhame e fruta da estação. Modo de preparo: Cozinhe o inhame em água, sem sal, até ficar bem macio. Escorra e deixe esfriar (dica: guarde a água do cozimento caso precise mais adiante). Escolha uma fruta da estação, de preferência que seja naturalmente doce. Bata em processador ou mixer o inhame cozido com a fruta. Guarde na geladeira e sirva geladinho. Fica com cara e consistência de iogurte. Se a fruta não estiver doce, pode adoçar com um pouco de mel. Lá em casa fizeram sucesso a mistura com morango e manga. (Dica da Andrea ,mãe do Augusto do @mamaepela1vez)

Panqueca de banana: Ingredientes: 2 ovos, 1 banana e pitada de canela. Modo de preparo: Amasse a banana e misture aos ovos até obter uma massa homogênea. Acrescente uma pitada de canela. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque a massa, dourando dos dois lados. Se preferir, salpique a canela ao final.


Fotos: Acervo pessoal e Onortao

Anúncios

2 comentários sobre “Receitas para turbinar o lanche dos pequenos!

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s