Musicalização para Bebês

Quando Isabela e Laura fizeram um aninho, começaram em uma turminha de musicalização infantil. Elas foram chamadas no projeto “Música para Criança” do Departamento de Música da Universidade de Brasília, depois de um ano de espera na lista.

No início, fiquei um pouco receosa de não ser algo muito enriquecedor pelo fato de as duas serem ainda tão pequenas, dispersarem com facilidade e não focarem muito tempo em uma mesma atividade. Isso me fez questionar o quanto aproveitariam dessa aula de musicalização.

Matriculei as duas ainda meio descrente.

Conforme fomos frequentando as aulas, percebi que a proposta era, de fato, bem bacana e apresentava um universo legal e diferente para as meninas.

Primeiro destaque é para a interação com outras crianças em um ambiente em que cada uma está acompanhada de seus pais ou de algum familiar. As crianças ficam um pouco tímidas no início, mas logo se soltam. Os bebês que participam há mais tempo do projeto (que recebe bebês a partir dos 6 meses), são super entrosados e bastante sociais com os demais.

Como as meninas ainda não estão em creche, esse contato mais próximo com outras crianças da mesma idade é bom para elas e traz muita novidade. Normalmente Isabela e Laura, no dia a dia, brincam entre si ou com uma ou outra criança de idades diferentes no parquinho perto de casa.

Outro ponto bacana é que as aulas apresentam de maneira bem lúdica sons, ritmos, melodias e diferentes instrumentos musicais… coisa difícil de ser feita em casa, principalmente por leigos no assunto.

A sensibilidade da criança para os sons vai evoluindo conforme passa o tempo.

Ver bebês se emocionando de verdade ao ouvir músicas com notas mais tristes é bem lindo! Alguns chegam a chorar… Observar a excitação quando o ritmo é mais agitado também é interessante.

Hoje acredito que estimular o contato das meninas com a música desde novinhas vai trazer bons frutos para elas. Acho que há um ganho em criatividade, sensibilidade, espontaneidade, cultura, sociabilidade.

Sonhando alto, quem sabe as duas não se engajam mesmo na coisa e terminam tocando algum instrumento?! Seria lindo, até porque em casa os pais não dão muito exemplo nesse sentido. Mal e mal tocamos um chocalho. rs Isabela e Laura podem mudar esse histórico da família…

Musicalização infantil


Foto: Guia infantil


 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s