Sempre me preocupei com a questão do lixo, principalmente com o fato de que descartamos cada vez mais coisas que não tem nenhuma destinação e apenas se acumulam em aterros sanitários e lixões mundo a fora. Em escala global, o limite para isso já foi ultrapassado há muito tempo.
Depois da Isabela e da Laura, a preocupação com o grande número de fraldas descartáveis usadas diariamente veio forte. Cheguei a pensar em usar fraldas de pano para reduzir a “pegada ambiental” das meninas, mas, confesso, até hoje não tive coragem de colocar essa ideia em prática e incluir mais essa tarefa na nossa rotina: lavar fraldas de cocô e xixi. (Shame on me…)
Por isso, continuamos nas fraldas descartáveis, aos montes, todos os dias. =/
Seria tão melhor para minha consciência se fralda descartável fosse reciclável!
E não é que esse desejo já não é tão impossível e pode virar realidade em um futuro não tão distante?!
Descobri que fralda descartável é lixo não reciclável no Brasil, mas que isso está mudando em outros locais do mundo!
Uma empresa canadense, a Knowaste, criou um processo tecnológico para transformação e reciclagem de resíduos de higiene pessoal, dentre eles as fraldas descartáveis. A primeira usina de reciclagem desse gênero foi aberta no Reino Unido.
Logo ali…Quem sabe um dia não chega por aqui.rs
Enquanto essa ainda não é nossa realidade, vale separar corretamente nosso lixo e auxiliar na coleta seletiva da região, colocando as fraldas usadas em coletoras de lixo úmido orgânico não reciclável, junto com papel higiênico, absorventes, guardanapos usados e demais resíduos orgânicos.
Artigos Interessantes:
“Com que fralda eu vou?”
“Fraldas e absorventes descartáveis sujos podem ser reciclados”
“Primeira usina de reciclagem de fraldas descartáveis”
Fontes:
http://www.lixo.com.br/
http://separeseulixo.com.br/
Concordo
CurtirCurtir
🙂
CurtirCurtir