Orientações para a Babá

Depois que selecionamos a babá, procurei lhe dar as boas vindas com uma carta que registrasse também a rotina, as exigências e as regras que o trabalho iria lhe demandar.

A inspiração para isso veio da Gabi do blog Vila Mamífera. Ela escreveu e publicou as orientações que deixou para a babá nova em seu primeiro dia. Achei a ideia muito bacana e, partindo das linhas delas, escrevi as minhas orientações para nossa nova babá pensando na rotina da Isabela e da Laura:

“Seu trabalho é muito importante para nós. Agradecemos seu empenho e sua dedicação em cuidar de nossas bebês. Temos certeza que começa hoje uma relação muito feliz para nós, para as meninas e para você.

Seguem algumas orientações, para que os serviços sejam realizados da forma mais tranquila e eficiente possível.

Seja bem-vinda.

Priscila e Pablo

HORÁRIO

O trabalho vai das Xh00 às Xh00 de segunda a sexta, com intervalo de 1 hora. Por favor, seja pontual, pois as pessoas da casa contam com você para cumprirem seus compromissos. Eventuais atrasos ou imprevistos que interfiram no horário de trabalho precisam ser comunicados com o máximo de antecedência para que possamos todos nos organizar.

TAREFAS

Estão sob a sua responsabilidade os cuidados com as crianças, com sua alimentação e com seus pertences. Isto inclui a organização do seu quarto, banheira, trocador, roupas, brinquedos e utensílios de alimentação.

ALIMENTAÇÃO

Sempre ofereça água. As meninas também gostam muito de água de côco. Após as refeições, dê um intervalo para oferecer líquidos.

Se for necessário amassar ou bater algum alimento para oferecer às meninas, use o amassador ou o mixer que são de uso exclusivo delas.

Os utensílios de alimentação devem ser lavados com sabão de côco e esterilizados após o uso.

A bucha e o sabão que lavam suas vasilhas estão separados. Os locais para esterilizar e guardar os utensílios também são próprios.

Todos os dias serão deixadas orientações sobre os alimentos a serem oferecidos.

Nunca ofereça nenhum tipo de alimento diferente do que está na dieta das meninas. Se for oferecido por terceiros, não devem ser aceitos; diga educadamente que elas não comem aquilo.

Anote os horários das refeições de cada uma no caderninho.

Orientações gerais:

Seus dentes devem ser escovados após todas as refeições.

Use os babadores impermeáveis e lave logo após o uso para a próxima refeição. Limpe também as bandejas das cadeiras de alimentação.

Nunca deixe que elas comam de frente para a TV. Se for preciso distraí-las durante alguma refeição, pode usar algum brinquedo fácil de lavar.

ROUPAS

As roupas das bebês são lavadas com sabão de cocô ou sabão líquido próprio. Jamais usar amaciante.

As roupas com manchas ou muito sujas devem ser esfregadas com sabão de côco e deixadas de molho antes de irem para a máquina.

Não deixar roupas no varal; retirar principalmente antes de o almoço ser feito para não pegar cheiro.

Depois de lavadas e secas, separar as roupas que não precisam ou não podem ser passadas das roupas para passar.

Não misturar as roupas das crianças com as de adultos.

HIGIENE/TROCAS DE FRALDA

Limpar com algodão embebido em água. Não usamos lenços umedecidos em casa.

Lembrar que a pele das meninas é muito sensível; não esfregar e sempre secar após a limpeza para evitar assaduras.

Não é necessário usar pomada para assaduras em todas as trocas de fraldas, mas fique atenta quando o bumbum estiver vermelho ou irritado.

Se alguma dobrinha estiver vermelha ou irritada, passar um pouco de pomada ou óleo de girassol.

As meninas são um pouco alérgicas a picadas de mosquito. Se tiverem alguma picada, passar um algodão embebido com arnica e depois caladryl/pasta d´água.

Limpar a banheira e o balde usados no banho ao menos 1x por semana.

O trocador deve estar sempre abastecido com: água quente na garrafa, algodão cortado em pedaços, cotonetes.

O lixo do trocador deve ser esvaziado regularmente.

Os brinquedos de banho estão próximos ao trocador.

BRINCADEIRAS

As crianças estão aprendendo o tempo todo. Todas as brincadeiras devem ser entendidas como estímulos.

Converse com as meninas, cante com elas, olhe-as nos olhos, mostre o que está fazendo, explique. Não é necessário usar palavras simples ou infantis. Quanto melhor for o vocabulário que ouvirem, melhor falarão.

Seja carinhosa e receberá muito em troca. As meninas são muito amorosas.

Sempre que possível, leve-as para um passeio, mostre as plantas, os bichos, as pessoas. Quando estiverem em casa, procure brincar com elas no chão, sempre cuidando para que não coloquem nada de perigoso na boca, não entrem na cozinha nem nos banheiros.

Não as deixe sozinhas brincando para evitar que se machuquem ou corram algum risco.

Leia para elas. Mostre figuras, nomeie as coisas. Elas adoram livros e revistas.

Mantenha os brinquedos limpos e organizados nas caixas.

Limpe o tapetinho de atividades com álcool com regularidade

FIM DE SEMANA

A bolsa de passeio deve estar pronta com fraldas (6), algodão, cotonetes, pano de boca (2), fraldas de pano (2), trocador (1 cueiro e 1 toalhinha), roupas extras (2 bodies e 2 calças), babadores (2).

DEMAIS CUIDADOS

Se eventualmente for necessário cortar as unhas, faça com cuidado para não ferir.

As meninas usam chupeta para dormir. É preciso esterilizá-la com água quente e trocá-las uma vez ao dia.

Nunca, em nenhuma hipótese, as crianças devem tomar qualquer remédio sem o conhecimento dos pais. Todas as instruções sobre remédios serão dadas pelos pais. Nunca medicamos sem o conhecimento do pediatra.

Crianças eventualmente caem e se machucam. Devemos tomar cuidado, mas, às vezes, vai acontecer. Não hesite em nos contar.

Em caso de emergência, ligue imediatamente para os pais. Caso não atendamos, pode tentar contato com as avós.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para sua segurança e das bebês, evite vir trabalhar com brincos grandes. Elas puxam e vocês podem se machucar. O cabelo também deve ser preso porque elas puxam a todo tempo.

Fale sempre baixo. As crianças aprendem a usar o mesmo tom de voz que os adultos. Há gente trabalhando em casa e o silêncio é importante.

Durante o horário de trabalho seu celular deve estar guardado. Quando sair com as meninas, deve levar o aparelho, mas, lembre-se que ele só deve ser usado em emergências. É arriscado e nada profissional ficar na internet ou no telefone no tempo que deveria se dedicar as meninas.

SEMPRE que for sair com as crianças, avise antes para onde vai.

Temos outros funcionários trabalhando na casa. Seja colaborativa e todos te ajudarão. É você quem constrói um bom ambiente de trabalho. Lembre-se, entretanto, que no horário de trabalho é importante que esteja concentrada nas crianças. Não deixe que conversas te desviem deste objetivo ou atrapalhem as outras pessoas que trabalham no ambiente.”

 

 

Um comentário sobre “Orientações para a Babá

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s