Dicas para o bebê dormir melhor

Como eu contei aqui, o sono das meninas a noite ainda é um pouco instável. Para tentar fazê-las dormir melhor (e consequentemente dormirmos melhor também), procuramos manter um ritual para acalmá-las e melhorar a qualidade do seu sono:
Brincadeiras mais tranquilas: depois do jantar, deixamos as meninas brincarem um pouco
e tentamos fazer com que as brincadeiras sejam mais tranquilas, menos barulhentas e agitadas. Assim elas vão desacelerando e abrindo espaço para o sono chegar (nem sempre
conseguimos! As vezes elas estão agitadíssimas e não querem parar por nada!).
Banho: toda noite antes de dormir, damos um banho morno nas duas. Na hora do banho, aproveitamos para usar algumas técnicas calmantes:
Óleo Essencial de Laranja Doce: pingamos gotinhas de óleo essencial de laranja doce misturado em óleo vegetal na água do banho; esse óleo tem um grande efeito relaxante para bebês; podem ser esfregadas também umas gotinhas do óleo direto na sola do pé da criança.
Óleo Essencial de Lavanda Francesa: também é um óleo relaxante para bebês; podem ser usadas algumas gotas para fricção na sola do pé ou ainda gotas nos lençóis ou travesseiros.
Banho com Alfazema: o cheirinho da alfazema também tem um ótimo efeito, em crianças e adultos; por isso, depois do banho, fazemos uma mistura de alfazema com água morna e jogamos no corpo das meninas do pescoço para baixo. Ajuda a acalmar!
Diminuir luzes e movimentos na casa: quando elas saem do banho, já apagamos algumas luzes e diminuímos o som da TV (é difícil ela estar completamente desligada nessa hora, então o volume baixo já ajuda), tudo para diminuir a estimulação.
Objeto de transição: as meninas têm uma fraldinha de estimação que sempre está com elas na hora de dormir; entregamos a fraldinha para elas associarem que a hora de dormir chegou.
Mamar: antes de dormir, Isabela e Laura sempre mamam. Normalmente terminam já bem sonolentas.
Quartinho pronto: já deixamos o quartinho delas pronto, a meia luz, berço ajeitado, só para deitá-las quando adormecem.
Já tentamos também homeopatia, que ajudou bastante, mas precisa de ajustes agora que elas estão mais crescidas.
Recebemos também a dica de florais que podem ajudar o bebê a dormir melhor. Essa é nossa próxima experiência rumo a uma noite inteira de sono… sem perder as esperanças
jamais. rs
2

3 comentários sobre “Dicas para o bebê dormir melhor

    1. Oi, Amanda!!! Hoje em dia as meninas jantam entre 18h e 18h30, tomam banho, mamam umas 20h30-21h e em seguida dormem. Normalmente já estão dormindo por volta de 21h15!

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário!