4 Brincadeiras para Bebês

Existem idéias simples e bacanas que podem ser colocadas em prática com poucos recursos e que são uma ótima distração.
Começamos a tentar brincadeiras diferentes com as meninas quando elas tinham uns três ou quatro meses. Elas curtiram demais:

 – Chocalho improvisado: você vai precisar de uma garrafa plástica com tampa (aquela garrafa plástica pequena de água mineral é ideal) e de alguns grãos secos que tenha na despensa (pode ser feijão, arroz, milho, lentilha). Guarde a garrafa e a tampa, deixe-as secar, retire o rótulo; com a garrafa já seca, coloque os grãos dentro dela e feche bem com a tampa. Não precisa encher de grãos, aliás, melhor que não encha para que os grãos se movimentem bem dentro da garrafinha. Está pronto um ótimo chocalho. Crianças adoram essas garrafas; se ela for colorida e dentro tiver algo divertido e barulhento então, pode render mais alguns minutos de distração e várias brincadeiras. Até hoje Isabela e Laura brincam com os chocalhos que fizemos para elas!


 – Caixa de fitas: você vai precisar de caixa de papelão, tesoura/estilete, fitas de tipos e cores diferentes. Pegue uma caixa de papelão de tamanho médio, dessas fáceis de encontrar em supermercado; faça furos espaçados, lado a lado, em uma das laterais da caixa; corte fitas de tipos, texturas, tamanhos e cores diferentes; amarre as fitas nos buracos feitos na caixa; o ideal é que as fitas fiquem com tamanho igual ou um pouco menor do que a altura da caixa. Pronto. Agora é só sentar o seu bebê em frente à caixa e deixá-lo explorar as fitas, as texturas e as cores. As meninas amaram!


 – Mordedores diferentes: você vai precisar de luvas de látex e alguns grãos (mais uma vez, vale o que tiver na despensa: arroz, milho, farinha, feijão, grão de bico, ervilha, lentilha). Pegue a luva e encha-a com grãos (agora pode encher bastante, mas sem forçar demais o plástico da luva!). Amarre bem firme a abertura da luva com um nó para evitar que os grãos saiam. Coloque um tipo de grão em cada luva; pode fazer mais de um tipo, variando o enchimento. Está pronto um mordedor diferente, que estimula também o tato do bebê. Observação importante: quando o bebê começar a ter dentinhos, observe bem quando estiver brincando com esse brinquedo e elimine-o assim que perceber que o bebê pode rasgar a luva e soltar o seu conteúdo. Sempre bom ficar atento para evitar acidentes!


Caixa do Tesouro: a idéia é colocar em uma caixa objetos diferentes de uso cotidiano para entreter a criança e mostrar para ela diferentes materiais, cores, formas, texturas (sempre pensando na segurança do bebê ao mexer com o objeto)! Você pode colocar tipos específicos e ordenados de objetos como, por exemplo, coisas de cozinha (colheres de plástico, silicone, madeira, espátulas, potes de silicone) ou tecidos (pode variar nos tamanhos, cortes, texturas, cores), mas também pode colocar objetos aleatórios reunindo coisas interessantes e variadas. O momento ideal para essa atividade é quando o bebê já sentar sozinho. Apresente a caixa com os objetos e deixe que o bebê explore, tire os objetos, coloque na boca, coloque de volta na caixa, enfim, faça o que quiser. É uma brincadeira que pode render bons minutos de entretenimento para a criança e de sossego para os pais. Mas não esqueça: nunca deixe o bebê sem supervisão!


Tem muita inspiração legal na internet. Nós gostamos particularmente do Tempo Junto, site com uma infinidade de idéias para brincadeiras infantis de todo tipo voltadas tanto para bebês novinhos como para crianças maiores.

Que tal procurar uma ideia diferente para movimentar aquele dia que está demorando a passar ou em que os brinquedinhos da criança já não estão fazendo mais aquele sucesso todo?

Pode render diversão para a família toda!

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s