Organizando o Batizado: Parte II

Escolhendo os padrinhos…

A escolha dos padrinhos de Batismo da criança é uma decisão bastante importante e pessoal. O ideal é os pais entrarem em acordo e decidirem por pessoas que lhes sejam caras e presentes na vida do afilhado.

Nós procuramos pensar em alguém próximo, com quem temos vínculo especial; pessoas que, em nossa ausência, teriam todo o amor e dedicação nos cuidados com Isabela e Laura; e que, ao longo do caminho delas, estariam dispostos a fortalecê-las na fé e nos valores cristãos.

Os padrinhos e  as madrinhas de Batismo foram pessoas da família, tios e primos.

Foram dois casais de padrinhos, um escolhido pela mãe e o outro pelo pai (tudo bastante democrático!rs).

Não quisemos deixar amigos especiais de fora desse momento único e, por isso, escolhemos dois casais de amigos como padrinhos de Consagração.

A Consagração à Nossa Senhora é um ato do batismo que pode ser realizado pelo mesmo casal de padrinhos de Batismo ou por um casal diferente.

Para aumentar nossa rede de pessoas queridas em torno das meninas, escolhemos para elas dois casais de padrinhos, um de Batismo e outro de Consagração.

Os padrinhos de Batismo precisam apresentar a documentação exigida pela Paróquia e ainda fazer o curso de preparação. Padrinhos de Consagração apenas precisam estar presentes na cerimônia, sem nenhuma outra burocracia.

Marcando a data…

Para marcar o Batizado das meninas, foi preciso apresentar:

cópia da certidão de nascimento das crianças;

cópia de documento de identidade dos padrinhos;

certificado de curso preparatório para pais e padrinhos: o curso pode ser realizado em qualquer Paróquia e tem validade de dois anos. Fizemos o curso na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, que tem cursos semanais as quintas-feiras à noite.

comprovante de residência;

documento de transferência de Paróquia: se a criança for batizada em uma paróquia diferente daquela do local onde reside, é preciso ir a essa paróquia e solicitar na secretaria a transferência de paróquia. Você precisará apresentar comprovante de residência e certidão de nascimento da criança, informar a paróquia escolhida e o nome dos padrinhos e pagar uma taxa para a elaboração do documento.

pagamento de taxa à Paróquia escolhida para o Batizado;

nome do celebrante: a Paróquia que escolhemos não disponibilizava o celebrante para Batizados individuais, então tivemos que chamar um celebrante e informar na Paróquia seu nome com antecedência para elaboração do certificado de Batismo.

IMG_3517

 

 

 

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s