CineMaterna é vida!

Antes das meninas, ir ao cinema estava entre os meus programas prediletos.

Depois que Isabela e Laura nasceram, fiquei um bocado de tempo sem pisar em um e senti uma falta enorme.

Um belo dia descobri um projeto fantástico, maravilhoso e sensacional: o CineMaterna.

Começou em 2008, em São Paulo, quando um grupo de 10 mães recém paridas invadiu uma sala de cinema com seus bebês na ânsia de matar a saudade de assistir um filminho. A primeira invasão foi um sucesso, deu lugar a encontros semanais e se tornou uma forma de as mães trocarem experiências e retomarem a vida social e cultural.

Uma rede de cinemas reconheceu o valor da iniciativa e acolheu os encontros, que se espalharam para outras redes, outros lugares, outras cidades, chegando até Brasília…

São organizadas sessões periódicas destinadas especialmente para mães com bebês de até 18 meses, que recebem também os papais e as cuidadoras. Os filmes são variados e escolhidos por enquetes, normalmente com temática adulta.

As organizadoras pensam no conforto da mãe e do bebê. Carrinhos ficam em segurança na entrada da sala de cinema, trocadores e itens de higiene ficam facilmente acessíveis dentro do cinema para que a mãe não perca o filme (quando fomos, o trocador estava lá na frente da sala, exatamente embaixo da tela do cinema).

IMG_5907
Tá vendo aquele pontinho de luz embaixo da tela?! É o trocador..

A temperatura da sala é amena, o ar condicionado não fica ligado no modo turbo congelante, a iluminação é mantida parcialmente, não fica breu total, o volume do filme é reduzido para evitar sustos.

Durante a sessão, amamentar o bebê, alimentá-lo, dar colo, fazer dormir, acalmar o choro… tudo é permitido e muito bem aceito. Não há olhares reprovadores e críticos de plantão. Estamos todos no mesmo barco… Se precisar sair e voltar, pode também.

Nossa experiência no CineMaterna foi extremamente enriquecedora e importante.

Foi uma das primeiras vezes que saímos com as meninas para um local de grande circulação de pessoas. Isso ajudou a desmistificar um pouco a dificuldade que imaginávamos que teria um passeio do gênero.

As meninas se comportaram de modo exemplar. Chegaram dormindo. No meio do filme, Laura acordou e ficou bem quietinha, espiando tudo. Isabela acordou mais pro final do filme, já perto da hora de ir embora.

Achei que não seria possível, mas conseguimos assistir ao filme inteiro e ainda comer pipoca! Foi sucesso!

IMG_5921

Com o fim da licença maternidade, está mais difícil ir a uma dessas sessões porque normalmente elas ocorrem à tarde durante a semana.

Por isso, deixo a dica: quando já tiver entrado nos eixos com a rotina do(s) bebê(s), confere a programação do CineMaterna na sua cidade e aproveita para se aventurar em uma ida ao cinema com o(s) filhote(s). Faz um bem danado!

 

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s