Como lavar as roupas do recém nascido

Começado o enxoval e compradas as primeiras roupinhas, chega a dúvida: como lavar as roupinhas do bebê? Precisa lavar tudo, mesmo as novas? Pode colocar na máquina ou tem que ser lavado à mão? Pode usar sabão e amaciante como na roupa dos adultos?

Vamos lá: para começar a conversa, é importante saber que TODAS as roupas do bebê, mesmo novas, devem ser lavadas antes do primeiro uso para não causarem reações ou alergias na sua pele sensível.

Para ajudar na lavagem, vai um passo a passo que funcionou com a gente:

– Lembre de retirar todas as etiquetas, principalmente aquelas adesivas que podem vir coladas no interior da roupa.

– Separe as roupas por cores e tipos e não misture aquelas que podem soltar tinta.

– Lave a roupa com sabão neutro. sabao liquidoO ideal é sabão de côco, que é o que provoca menos reações na pele do bebê. Pode também ser usado sabão líquido próprio para bebê. Nós usamos o sabão líquido “Vida Macia”

– Nunca use alvejante ou amaciante: eles tem química mais forte que pode ser agressiva à pele do bebê.

– As roupinhas podem ser lavadas manualmente, o que é indicado para aquelas mais delicadas ou com aplicações. Mas podem também ser colocadas direto na máquina de lavar no modo delicado (se houver).

– Se for usar a máquina de lavar:

  • coloque as roupinhas de preferência naqueles saquinhos saco para lavagempróprios para lavagem de roupas delicadas. OBS: se você não tem esses saquinhos, fronhas de travesseiros podem ser usadas com a mesma finalidade.
  • separe as roupas nos saquinhos pelas cores e tipos.
  • feche os botões e fechos das roupas para evitar que estraguem no momento da centrifugação.
  • pode colocar um pouco menos de sabão do que o nível indicado na máquina pedir; assim você evita que excesso de sabão fique entranhado na roupa.
  • se houver alguma mancha ou sujeira na roupa, deixe-a de molho com sabão neutro e só depois lave-a na máquina

Depois de lavadas e secas, as roupas podem ser passadas quando necessário. Para roupas de cama, cesto de roupapode-se usar aqueles borrifadores de água com cheirinho gostoso de bebê; eu procuro evitar esses produtos nas roupas que as meninas usam e tem contato direto com a pele delas por mais tempo porque eventualmente podem provocar alguma reação adversa.

Se o bebê ainda não nasceu e você está se preparando para sua chegada e quer deixar tudo pronto, pode deixar as roupas limpinhas guardadas em sacos nos armários ou na cômoda, para evitar que peguem poeira ou se sujem até o momento de serem usadas pelo bebê.  Pronto. É isso. Mãos a obra!

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s